Assim como os humanos, os animais precisam de atenção em relação à saúde mental, uma vez que eles também podem enfrentar transtornos como estresse, ansiedade e depressão. Esses distúrbios podem impactar diretamente na qualidade de vida dos pets, afetando não só o aspecto psicológico, mas também a saúde física, comprometendo, por exemplo, o sono, a imunidade e o sistema gastrointestinal.
A veterinária da Cedan Rações, Suellen Mangueira, ressalta que é fundamental conhecer o comportamento do animal para identificar os sinais de possíveis problemas psicológicos. “É preciso observar alguns sintomas, como: mudanças de hábitos, falta de apetite, tristeza, agressividade fora do comum, medo e tremedeira, isolamento, uivos excessivos, nervosismo e ansiedade”.
Esses distúrbios podem ser causados por diversos fatores associados ao dia a dia do pet, como mudanças abruptas na rotina, traumas, ambientes agitados ou monótonos demais, ausência de estímulos, violência e até mesmo pela falta de atenção dos tutores. A especialista dá algumas dicas de como melhorar o cotidiano do animal e assim combater o problema.
- Estabeleça uma rotina estável;
- Promova passeios e atividades físicas;
- Invista em brinquedos;
- Dê muito carinho e atenção;
- Ofereça uma alimentação saudável e balanceada.
“O acompanhamento veterinário também é indispensável, pois a partir da conversa aprofundada com o tutor e da análise do histórico do animal, o profissional irá indicar o tratamento adequado para cada situação, de modo que garanta a qualidade vida e o conforto do pet”, finaliza Suellen Mangueira.