O mês de abril é um mês muito importante para a causa animal, já que é conhecido como Abril Laranja, pela campanha de conscientização sobre a crueldade contra animais. A campanha tem o objetivo de trabalhar o tema desde a conscientização até as formas de denúncia que a população pode fazer caso presencie atitudes de crueldade animal, seja com animais domésticos ou não.
De acordo com a veterinária da Cedan Rações, Suellen Mangueira, abandono já pode ser considerado como maus tratos. “Muitos pensam que maus tratos é só aquele ato de violência, mas vai além disso. Abandono, não levar o animal ao médico veterinário quando necessário, situações altas de estresse que provoquem certo grau de sofrimento, acumular animais mais do que se pode cuidar, não oferecer atenção às necessidades básicas de sobrevivência e bem estar, atividades físicas excessivas, sem descanso água e alimento, isso tudo pode ser considerado abuso”, explica.
Uma das formas mais eficazes de combater a crueldade contra animais é através da conscientização. Quanto mais pessoas entenderem a gravidade do problema, mais elas podem ajudar a prevenir a crueldade e proteger os animais. Atualmente, está em vigor a lei de crimes ambientais nº 9.605/98 que estabelece uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem pratica atos de violência ou maus-tratos contra animais.
É sempre importante lembrar que animais não são propriedade, por isso, antes mesmo de adotar ou adquirir um animal é essencial que os tutores tenham em mente todos os cuidados necessários que aquele animal irá precisar e se terá condições de atender essas necessidades. Caso seja identificado algum tipo de maus tratos ou violência a animais, é possível fazer uma denúncia anônima em delegacias ou secretarias de meio ambiente dos municípios.
Como ajudar na campanha de conscientização sobre a crueldade contra animais:
- Conheça os sinais de abuso e negligência animal, como animais que estão desnutridos, feridos, presos em locais apertados ou sem água e comida adequadas.
- Apoie organizações de proteção animal da sua cidade ou estado.
- Promova a adoção de animais. Considere adotar um animal de um abrigo de animais ou grupo de resgate, ao invés de comprar um.
- Compartilhe informações sobre a crueldade contra animais e incentive seus amigos e familiares a se envolverem na proteção animal.