Na última sexta-feira (7), foi celebrado o dia mundial do chocolate, e apesar de ser um doce amado por muitos ele não é nada bom para animais domésticos como cães e gatos. De acordo com a Médica Veterinária da Cedan Rações, Suellen Mangueira, o chocolate possui uma substância tóxica para os nossos pets.
“A teobromina é encontrada no cacau e nós humanos, metabolizamos ela sem nenhum problema, porém cães e gatos não, o que torna essa substância tóxica. A teobromina pode permanecer no organismo por até seis dias, então mesmo que ele tenha comido pequenas quantidades, mas várias vezes, ele pode sim, se intoxicar ao longo do tempo se for exposto constantemente à substância tóxica”, explica.
Por isso, é importante que tutores de animais estejam atentos para os riscos de dar o docinho para os animais. No entanto, caso seu cãozinho ou bichano tenha ingerido o alimento, é importante prestar atenção aos sintomas apresentados. Segundo a médica, umas das reações comuns é a hemorragia intestinal. “Geralmente os sintomas não são imediatos podendo começar a demonstrar após seis a 12 horas após o consumo. Primeiro o animal pode demonstrar hemorragia intestinal que causa vômito, diarréia com sangue fresco e a diminuição do apetite”, afirma Suellen.
Caso o seu animalzinho tenha apresentado algum sintoma, é indicado levá-lo a uma clínica médica veterinária para o atendimento adequado. Com o pouco tempo da ingestão do alimento, os médicos podem realizar a indução do vômito e até mesmo lavagem estomacal. Mas os procedimentos devem ser feitos por um médico veterinário.