A alimentação pet é um dos pilares essenciais para a saúde dos nossos companheiros. Além de escolher alimentos de qualidade, os tutores devem armazená-los de forma correta para preservar o sabor, a crocância e garantir a segurança do produto. Por isso, é preciso ter cuidado na hora de armazenar esses alimentos para aumentar a durabilidade e preservar o produto.
De acordo com a veterinária da Cedan Rações, Suellen Mangueira, o alimento pode se deteriorar rapidamente se for armazenado em condições inadequadas. “Quando não acondicionada corretamente, o alimento pode murchar, perder sabor, mofar ou estar exposto a roedores e peçonhas, causando problemas para os animais”, afirma.
Isso também vale para rações para pássaros, já que esses alimentos em sua maioria vem em misturas de sementes e rações extrusadas. Alimentos que estejam danificados podem ser extremamente tóxicos para o seu pet ou pássaro, pois podem conter bactérias, fungos ou outros microrganismos que podem causar doenças nos animais.
A veterinária explica que ao ingerir alimentos estragados, os pets podem ter intoxicação alimentar e apresentar alguns sintomas como vômito e diarreia. “Se o alimento estiver mofado, podem gerar alterações gastrointestinais, com diversas sintomatologias diferentes como vômito, diarréia, falta de apetite. Em outros casos, quando o fica exposto a pelos de roedores ou excretas, os pets podem contrair leptospirose”, pontua.
Dicas para armazenar o alimento pet corretamente:
Mantenha o alimento em um local limpo, seco, fresco e livre de umidade, insetos e produtos químicos;
Não deixe o alimento exposto ao sol;
Guarde o alimento em potes herméticos ou mantenha na embalagem original;
Verifique a data de validade e não ofereça o alimento caso tenha passado do prazo de validade.