O verão chegou e com ele, os dias de sol e altas temperaturas. Assim como nós, os pets também precisam de alguns cuidados especiais durante os dias mais quentes do ano. Para aproveitar a estação sem problemas é preciso seguir algumas recomendações. Primeiramente devemos lembrar que os animais de estimação como cães e gatos possuem uma transpiração diferente da nossa, sendo assim os bichanos regulam a temperatura corporal por meio da respiração, por isso, em dias quentes, os pets ficam ofegantes e com a boca aberta, na intenção de se refrescar.
A veterinária da Cedan Rações, Suellen Mangueira, explica que nessa época do ano os cuidados e a atenção aos pets devem ser redobrados, principalmente para evitar casos de desidratação. “Devemos estar atentos aos sinais que nossos pets nos dão, normalmente eles diminuem a ingestão de alimentos, ou preferem comer em horários mais frescos, com isso evite deixar a ração o dia todo exposto, retire e só ofereça depois quando ele demonstrar interesse”, afirma.
Um outro cuidado que os tutores precisam ter durante o verão é em relação aos passeios diários. É recomendado evitar passear com os pets nos horários mais quentes do dia, por conta do calor do asfalto e calçadas. “Como a pata do animal fica em contato direto com o chão, ocorrem muitas queimaduras nas patas que são uma área sensível do animal. Em animais de pele clara e pelos brancos usar protetor solar, já que animais, assim como a gente, podem ter câncer de pele”, explica.
Dicas para um verão tranquilo com os pets:
1 – Ofereça água gelada, gelo de água de coco e picolés de frutas, para ajudá-los a dissipar calor.
2 – Caso vá a praia com o pet e perceba que o animal está enfadado, dê um banho bem dado, seque bem ele sem deixar úmido, e ofereça conforto com água e sombra.
3 – Mantenha sempre água fresca e limpa a vontade e na sombra, troque a água 2/3 vezes ao dia, e sempre água filtrada ou mineral.