A campanha Março Verde tem como principal objetivo a conscientização dos tutores sobre a importância de práticas responsáveis, que garantam uma vida digna e saudável aos pets. Ter um animal de estimação é um compromisso que exige dedicação, tempo e recursos financeiros, sendo fundamental promover uma alimentação adequada, abrigo seguro, acompanhamento veterinário, carinho e atenção.
De acordo com uma estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil, atualmente, possui mais de 60 milhões de cães de estimação, seguidos das aves, com aproximadamente 40 milhões, e dos gatos, com 30 milhões. E, para manter a qualidade de vida desses amiguinhos, independente da espécie ou do porte físico, atentar-se a alguns cuidados essenciais faz toda a diferença.
Vacinação: Manter a caderneta vacinal do seu pet em dia é um dos pilares fundamentais, pois é indispensável para prevenir doenças graves, como a raiva e a leptospirose, que podem afetar não apenas os animais, mas também os seres humanos.
Cuidado veterinário: Para que os pets tenham uma vida longa saudável, o acompanhamento médico frequente é essencial, não só para acompanhar o desenvolvimento e realizar exames de retina, como também para identificar e tratar doenças precocemente.
Castração: Essa medida vai além da garantia do controle populacional, pois contribui para a redução de abandonos, diminuição dos riscos de doenças como câncer de mama e próstata e prevenção de comportamentos indesejados, como fugas e agressividade. Além disso, a castração é uma forma eficaz de combater o sofrimento de animais que vivem nas ruas, muitas vezes sem acesso a cuidados básicos.
Combate aos maus-tratos: Outro alerta trazido pelo Março Verde é a sensibilidade e atenção a atos de abuso, abandono e negligência. Esse transtorno afeta milhares de animais em todo o mundo e denunciar esses casos é uma responsabilidade de todos e um ato de amor.