É comum que muitos tutores, no momento em que estão se alimentando, acabem dando sua própria comida aos pets, prática que, à primeira vista, não parece ser um problema, uma vez que a preocupação é não deixar o animalzinho com vontade naquele momento. O que muitos não sabem é que nem toda comida humana pode ser consumida pelos animais, pois isso pode gerar diversos transtornos à saúde intestinal, bucal e da pele.
A veterinária da Cedan Rações, Suellen Mangueira, explica que o sistema digestivo dos animais é diferente do nosso, logo, fornecer uma alimentação que não seja adequada às suas necessidades pode ser um risco muito grande. “Por causa dos condimentos presentes, como verduras e temperos, doces, massas, produtos lácteos, frutas e sementes, alguns alimentos são totalmente contraindicados”, alerta.
O chocolate, por exemplo, é um dos principais vilões para a saúde geral de cães e gatos, podendo levar, inclusive, a problemas de metabolização, convulsões e insuficiência cardíaca. Oferecer restos de alimentos também é inadequado, uma vez que, além dos ingredientes que fazem mal, dentro da comida pode haver sobras que podem causar o engasgamento e intoxicações.
Suellen Mangueira destaca algumas opções que podem ser consumidas sem gerar tais transtornos, como: arroz (sem tempero), brócolis, ovo, maçã, cenoura, banana, abóbora, batata-doce e espinafre. Porém, a profissional orienta que os tutores busquem sempre a orientação de um veterinário para saber o que é adequado à saúde de cada animal, podendo assim, proporcionar o seu desenvolvimento correto e fortalecer sua imunidade.