A interação e o carinho proporcionados pelos pets traz diversos benefícios para a saúde dos seus tutores, principalmente, quando se fala na saúde mental. Para os que chegaram ou estão chegando à terceira idade, as vantagens podem ser ainda maiores. Os animais de estimação podem ser uma ótima companhia, atuando como amigos fieis em todos os momentos e ainda auxiliando no estabelecimento de uma rotina com mais qualidade de vida.
Um estudo da Biblioteca Nacional de Saúde dos Estados Unidos aponta que ter um bichinho dentro de casa e desfrutar da sua atenção e companhia contribui, significativamente, para a memória, o bom humor, o combate à depressão e a diminuição do estresse e da ansiedade. Além disso, eles também podem ajudar na melhoria da qualidade do sono, das relações sociais e da saúde física também, principalmente com os passeios que espantam o sedentarismo e são uma ótima oportunidade de interação com outras pessoas.
E, para idosos que têm dificuldades de locomoção, os pets também auxiliam na prevenção de acidentes e podem ser ótimos instrutores. Quando se trata de cachorros, por exemplo, a sensação de segurança no lar é outro benefício, uma vez que eles têm a capacidade de inibir ou alertar sobre a entrada de invasores. Cuidar de um animalzinho ainda promove o senso de responsabilidade e de utilidade, o que também é benéfico na terceira idade.
A relação com um pet proporciona uma troca extremamente positiva. Pois, além de serem excelentes companheiros para os humanos, os animais também se beneficiam dos cuidados recebidos. Acolher um bichinho é um ato de amor, dedicar tempo a ele e zelar por sua saúde traz melhorias para ambos os lados.