Como os pets podem contribuir para saúde mental

png

O Setembro Amarelo é um mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio e apesar de ser voltado para humanos, os pets também podem fazer parte dessa campanha sendo apoio para àqueles que enfrentam desafios emocionais e mentais. O que muitos não imaginam é que o convívio com um animal de estimação ajuda pessoas com dificuldades de aprendizagem, socialização, além de pessoas com depressão, que é um dos motivos que podem levar ao suicídio.

De acordo com a veterinária da Cedan Pet Center, Suellen Mangueira, os pets, como cães e gatos, desempenham um papel significativo na vida de muitas pessoas, oferecendo conforto, companheirismo e apoio emocional incondicional. “Não é novidade que os animais nos fazem muito bem em vários sentidos, um deles e em fazer companhia para os humanos, e nesse sentindo nos causando alívio da solidão, reduzindo o estresse, ansiedade, depressão, promovendo uma interação social, estimulando o exercício, promovendo amor e afeto incondicional”, explica.

A veterinária também explica que é importante que pessoas que estejam passando por problemas como esse, busquem criar vínculos com os pets pois eles podem ajudar na redução de estresse e gerar um sentimento de propósito. “Os pets oferecem companhia e apoio emocional e estimulam a socialização. O simples ato de criar uma rotina de passeio com o animal e cuidar da alimentação, gera bem estar na gente e contribui para a nossa saúde mental também”, afirma.

A família Cedan lembra que a companhia de um Pet não substitui a busca por tratamentos especializados com profissionais de saúde mental.

Deixe um Comentário

Nenhum produto no carrinho.