• Home
  • Cats
  • Pets contribuem para saúde mental dos tutores

Pets contribuem para saúde mental dos tutores

png

Mais do que companheiros do dia a dia, em passeios e em momentos de descontração, os pets são grandes aliados que contribuem para o bem-estar e o equilíbrio emocional dos seus tutores. Um estudo do Waltham Petcare Science Institute (Centro de Nutrição e Bem-estar Animal Waltham do Reino Unido) revelou que cuidar de um animalzinho pode diminuir os níveis de estresse no organismo, o que, consequentemente, ajuda no combate à sensação de solidão e a transtornos de depressão e ansiedade. 

De acordo com a médica veterinária da Cedan Rações, Suellen Mangueira, os benefícios que um pet traz à saúde mental são vários e envolvem desde o senso de responsabilidade, até as capacidades de interação e controle emocional. “O simples ato de fazer carinho no animal pode estimular a liberação de neurotransmissores benéficos, como a ocitocina, também conhecida como o hormônio do amor, e a serotonina, que juntas promovem sensações de felicidade e bem-estar”, explica. 

Ter um bichinho também pode favorecer as interações sociais dos tutores, aumentar a autoestima e a sensação de realização, além da estruturação da rotina, que passa a incluir hábitos de cuidado e atenção, trazendo estabilidade para o cotidiano. Para crianças, que estão em fase de desenvolvimento, ou idosos, que, muitas vezes, passam por limitações físicas ou por longos períodos sozinhos, ter este tipo de companhia também pode ajudar nas capacidades motoras e cognitivas. 

Além disso, passear, jogar brinquedos, correr e cuidar de um pet é uma relação que traz benefícios mútuos e, neste sentido, manter o bem-estar do animal de estimação, dando amor, atenção, cuidados veterinários e um ambiente adequado, também é essencial para que ele tenha uma vida feliz e saudável.  

Happy African American sportswoman cuddling her small dog while being in nature.

 

Deixe um Comentário

Nenhum produto no carrinho.